Carta de apoio da Frente de Luta por Moradia (FLM) à Ocupação Guerreiros Urbanos e vítimas da violência policial

Boa tarde, a FLM – Frente de Luta por Moradia, presta toda a solidariedade à Ocupação Guerreiros Urbanos e aos companheiros que sofreram com a violência policial do Estado.

Aqui em São Paulo passamos por dois momentos semelhantes. O primeiro em abril quando ocupamos 3 imóveis do INSS (Nove de Julho, Teôtonio Vilela e Serra de Jairé) e agora em outubro quando ocupamos 4 imóveis (sendo 3 particulares e 1 INSS).

Em abril, fomos levados para a Polícia Federal e três lideranças do movimentos foram indiciadas. O processo ainda está correndo. Em outubro, as quatro ocupações tiveram as portas fechadas pelo Comando da Polícia Militar e as famílias ocupantes ficaram mais de 10 horas com restrição à entrada de água, alimentos e comida.

A violência contra os trabalhadores de baixa renda continua, sofremos a reintegração de posse do INSS Nove de Julho, da Avenida Ipiranga e também fomos despejados da praça onde as famílias acamparam.

O que causa maior frustração é saber que nessas ocasiões não temos a quem recorrer para intervir contra as famílias. Todos se calam. No entanto, apesar de saber que o problema habitacional não será resolvido enquanto não houver esforço conjunto entre todos os níveis de governo e vontade em garantir aos pobres moradia digna. Pedimos que os companheiros sigam com as denúncias. levem a denúcia para a Secretária Nacional de Direitos Humanos (apesar de saber que eles não farão absolutamente nada para apurar a violência policial), levem a denúncia do despejo para Genebra, pois apesar de não resolver o problema habitacional destas famílias, o despejo terá que aparecer no relatório anual de Direitos Humanos da ONU e o Brasil terá de explicar o fato ocorrido. Outra coisa que fizemos foi entrar com ação no Ministério Público para apurar os imóveis abandonados, assim como a execução fiscal destes.

Esperamos que a luta no Rio continue, só podemos parar, quando todos os sem-tetos tiverem uma moradia digna.

Se os companheiros tiverem oportunidade de estar em São Paulo, será um prazer recebê-los em uma de nossas ocupações para conhecer o nosso trabalho.

A luta continua,

FLM

http://www.portalflm.com.br

@LutaMoradia

 

, , ,

  1. #1 por Iara Iavelberg em 17/12/2010 - 3:20

    É impressionante como a ditadura do capital vem fechando cada dia mais. Qualquer mínimo sinal de insatisfação, os agentes fascistas do estado vêm logo atacando de forma veemente. Ou a gente acaba logo com o Estado e o Capital, ou eles vão mesmo acabar conosco.

  1. Sem-tetos são despejados violentamente do prédio do INSS | MST Rio

Deixe um comentário