[P/ adesão] Nota de apoio a nova ocupação do MTST em São Gonçalo (RJ)

Nos abaixo assinado, manifestamos nossa solidariedade e também nosso apoio a ocupação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), nesta sexta-feira dia 31 de outubro de 2014, na cidade de São Gonçalo- Rio de Janeiro, uma ocupação urbana com cerca de 200 pessoas. Além da luta imediata pelo direito a moradia digna, o movimento também reivindica condições dignas na saúde, educação, transporte, emprego e cultura para os trabalhadores, se caracterizando como um importante movimento urbano na luta anticapitalista.

O município de São Gonçalo, segundo maior em população do estado do Rio de Janeiro, com cerca de 1 milhão de habitantes, se caracteriza por ser uma cidade dormitório para parte dos trabalhadores de Niterói e Rio de Janeiro. Sua economia frágil, baseada na pesca e no comércio, não atende a demanda de emprego da região. O município é marcado por grande pauperização e baixo investimento público em políticas públicas e serviços essenciais.

Um dos graves problemas do município se refere ao déficit habitacional, que segundo levantamento, chega a cerca de 25 mil unidades habitacionais. Ao mesmo tempo essa região, vem sofrendo com os impactos da implantação do COMPERJ, que além de aumentar a especulação imobiliária, também elevou o custo de vida, agravando ainda mais a situação da população. O programa Minha Casa Minha Vida do governo federal chegou a prever a construção de 2800 unidades habitacionais, porém até o momento, apenas 720 foram entregues.

Diante desse quadro de agravamento da situação de proletarização e do baixo investimento público para o atendimento das demandas dos trabalhadores, o MTST realizou essa ocupação. Solicitamos que os governos estadual e municipal, se sensibilizem com a situação das famílias e com a maior brevidade atendam suas reivindicações, assim como garantam que as negociações com o movimento aconteçam sem nenhum tipo de violência.

Niterói, 01 de novembro de 2014.

Adesões para farage.eblin@gmail.com

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: