[Urgente] Nota de apoio à ocupação da Av. São João e repúdio ao despejo (SP)

Prestamos solidariedade às famílias da ocupação da Avenida São João que resistem essa manhã (16/09/14) à reintegração de posse violenta autorizada pela justiça de São Paulo e levada à cabo com a brutalidade já conhecida da Polícia Militar.

Através da ocupação do prédio, um hotel abandonado há anos, as famílias garantem dois direitos constitucionais com as próprias mãos: conquistam seu direito à moradia (Art. 6º) e garantem que esse imóvel cumpra sua função social (Art. 182º). Além disso, reforçam seu direito a viver no centro e com acesso aos serviços e oportunidades de uma cidade construída com seu suor diário. Mas o Estado responde a isso com duas faces da sua violência típica: uma justiça comprometida com a especulação imobiliária e uma polícia naturalmente cruel. Ambas são responsáveis pelas feridas que estão se abrindo hoje. Provocaram isso com suas assinaturas e com as bombas e balas atiradas contra manifestantes nas ruas e para dentro de um edifício com crianças, bebês, idosos, jovens e adultos.

A resistência das famílias e das pessoas que as apoiam é completamente legítima. Lutam por suas casas, suas filhas e filhos, seus pais, suas mães, suas avós. Lutam por suas vidas. Lutam contra os ataques letais do Estado, seja em forma de decisões judiciais ou das munições descarregadas pela polícia. Enfrentam a violência do Estado com as únicas coisas que têm: seus corpos e os poucos bens que possuem. Cada móvel arremessado contra essa injustiça fardada é banhado de suor e sangue cotidiano, pois são resultado do dia a dia de trabalho e empenho de cada pessoa da ocupação. Cada armário, sofá, cama ou cadeira é lançada exigindo respeito e dignidade. Ao cairem, soltam gritos de resistência.

Escutamos esses gritos e nos juntamos a eles.

Solidariedade às famílias da São João!

Não aos despejos!

Se morar é um direito, ocupar é um dever!

Pela Moradia

Anúncios

, , , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: