Movimento reivindica desapropriação de prédio ocupado no centro de Porto Alegre (RS)

Por FERU-RS

Desde a madrugada da última quarta-feira (28/08) famílias ligadas ao MNLM- Movimento Nacional de Luta pela Moradia ocupam pela quarta vez um prédio no centro de Porto Alegre abandonado há mais de 10 anos. A ação é vinculada a JORNADA NACIONAL DE LUTA PELA REFORMA URBANA em que movimentos sociais urbanos se mobilizam em 18 estados de forma articulada para reivindicar moradia digna, transporte público de qualidade e cidades justas para todos.

O MNLM e entidades do FERU- Fórum Estadual de Reforma Urbana estão coletando assinaturas para um abaixo assinado pela desapropriação do imóvel, através da internet e na esquina democrática todas as tardes às 18h. 
O prédio foi ocupado pelo MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia) pela primeira vez em 2005, na época o imóvel construído pelo BNH (Banco Nacional de Habitação) pertencia a CAIXA, e os manifestantes reivindicavam que fosse executado o projeto original de habitação e criticavam os critérios de consulta ao SPC e SERASA para acessar políticas habitacionais. Em 2006 o prédio foi privatizado e após vendido ao crime organizado que cavou túnel para assaltar o Banrisul e a CAIXA. Estando o prédio em situação de litígio, foi ocupado novamente pelo Movimento que reivindicava que o imóvel fosse desapropriado e revertido para construção de moradia popular. Cerca de 40 famílias residiram no prédio por 4 meses. Em 2007 as famílias foram despejadas em uma mega operação com cerca de 300 PMs, GATE, helicópteros, cães, etc. Em 2011 foi realizada a terceira ocupação durante a Marcha Estadual de Luta pela Reforma Urbana.
Para os movimentos sociais este imóvel é um símbolo da luta contra a Especulação Imobiliária e pelo cumprimento da função social da propriedade. O prédio foi comprado da CAIXA por 600 mil reais, usado pelo crime e esteve a venda por 1,2 milhão sem ter sido realizado nenhuma melhoria pelo atual proprietário que mantém o imóvel abandonado. Durante esta mobilização também foi ocupado um prédio federal na Rua Barros Cassal que atualmente esta sendo cedido a uma Cooperativa Habitacional para construir moradia para famílias de baixa renda.

O prédio fica situado na Rua Caldas Junior, nº 11, esquina com a Av. Mauá. Fones para contato: 9206 7052 (Ni), 9375 6927 (Ezequiel)

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: