O Rio que remove

Por Fernando Molica, O Dia

Prefeitura bate recorde de remoções entre 2008 e 2012

Rio – A prefeitura removeu mais pessoas entre 2008 e 2012 do que Pereira Passos (prefeito de 1902 a 1906) e Carlos Lacerda (governador da Guanabara — estado com os mesmos limites do Rio — entre 1961 e 1965). A conclusão é do arquiteto Lucas Faullhaber em trabalho para a UFF. A população da cidade é hoje bem maior do que a dos períodos usados na comparação.

Com base em dados oficiais, Faullhaber diz que Lacerda removeu 31 mil pessoas; Passos, 20 mil. Já entre 2008 e 2012, o número pulou para 37 mil. Eduardo Paes é prefeito desde 2009.

De acordo com o arquiteto, a maior parte das remoções está relacionada à retirada de pessoas de áreas de risco e com obras como a Transcarioca e o Porto Maravilha. Para Faullhaber, milhares de moradores não tiveram o direito de escolher para onde iriam.

O Rio conquistou o segundo lugar na lista de cidades das Américas que aparecem como melhores destinos para realização de congressos: perde apenas para Buenos Aires. Segundo a ICCA, que faz o ranking, a capital argentina nos vence nas categorias trânsito, aeroportos e segurança.

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: