Nota da FIST sobre a ocupação e defesa do LANAGRO-RJ (RJ)

(Divulgação | Original por FIST)

Chamados que fomos pela liderança indígena Guajajara, ajudamos a ocupar o prédio usado pelo laboratório do LANAGRO (Laboratório Nacional Agropecuário), criminosamente desativado pelos governos federal e estadual. Quando nos foi dito que esta ocupação não se tratava de unanimidade nas lideranças indígenas, dela nos retiramos pois apoiamos a causa indígena e sua autodeterminação.

Por falar em LANAGRO, a FIST ingressou com ação popular encabeçada pelo antropólogo e indigenista Douglas Carraro e outros. A desocupação do edifício sede do LANAGRO implicou, de súbito, na interrupção dos serviços de inspeção federal nos alimentos e bebidas disponíveis no mercado, que eram fiscalizados pelo laboratório. Também os equipamentos científicos de alto custo foram transferidos para um depósito na Rua Barão de Teffé, no Centro do Rio, de modo que há 2 (duas) semanas toda a população do Rio de Janeiro e do Espírito Santo está sem o laboratório que realiza os exames indispensáveis à segurança alimentar desses dois estados.

Se, por hipótese, algum fabricante de biscoitos entender agora de misturar asa de barata no chocolate e distribuir esses biscoitos baratos à população, não haverá como fazer um controle pronto e imediato capaz de detectar as partículas de insetos na comida e muita gente acabará comendo alimentos impróprios para consumo humano, ou mesmo animal.

Vale lembrar que o VII Congresso da FIST, realizado na Aldeia Maracanã, antigo Museu do Índio, que englobou o prédio do Ministério da Agricultura, usado pelo LANAGRO-RJ, também muito contribuiu para barrar o despejo das 30 etnias que ocupam a Aldeia Maracanã.

Anúncios

, , ,

  1. #1 por Cordelia Fourneau De Mello Mourão em 05/03/2013 - 15:09

    é certo que foi um scandalo o Governo ter fechado estes laboratorios; mais uma razão para comprar alimentos na feira orgânica e evitar a comida processada vendida nos supermercados.
    Tinha que protestar mesmo, não sei se a maneira de fazer-lo era boa ou não.

    Em relação à ocupação do Museu do Indio, pode ser que a FIST e outros ocupantes brancos ajudaram a atrair a atenção da opinião publica, o que levou ao tombamento do Museu, mas agora a presênça de não-indigenas atrapalha enormemente là e pode chegar a comprometer aquilo que se tenta conseguir : que o Museu fosse dedicado à cultura indigena.
    Portanto, por gentileza, voltem para a casa e deixam os Indigenas se organizar là ! Ao ficar, voces se discreditam, feito convidados que se instalam na casa depois da festa ! Este Museu é o unico monumento no Brasil que incarna a historia positiva do dialogo entre indigenas e brancos, ele era Museu do Indio, é là que foram demarcadas varias reservas indigenas : culturalmente é territorio indigena. Sua presença là cria uma confusão total e se voces ficam a sociedade vai se desinteressar do lugar e o Governo é capaz de aproveitar disso para fazer um Museu Olimpico là.

  2. #2 por União - Campo, Cidade e Floresta em 06/03/2013 - 14:59

    A FIST estava cumprindo o seu papel solidário e fez bem em ocupar o prédio. Pena que nem todos os indígenas concordaram em manter o prédio ocupado, pois na planta original está incluso as dependencias da LANAGRO, inclusive os governos já havia abandonado o prédio para ser demolido e dar lugar as obras da Copa. Estava abandonado antes de ser ocupado, isso falto deixar em evidencia na nota da FIST, que o prédio já estava abandonada, que os serviços de vigilancia nao está sendo feito por culpa do governo e não da ocupação.

    Os indígenas da Aldeia Maracanã devem ter unidade na ação e nos metodos que adotam para deliberar. O que não pode acontecer é indígenas que querem se tornar “caciques” sem ser. e lá conhecemos pelo menos 2 que querem impor seu cacicado. Temos que ter coerencia e muita responsabilidade. O projeto original que legitima a ocupação do antigo museu do indio era a Universidade Indígena no local e é este o projeto que recebeu apoio nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: