(Vídeo) Memória da Luta – 3 (SP)

(Divulgação | Original por Rede Extremo Sul)

Uma Resposta ao Despejo de 2009

Diante da situação documentada pelo filme “Despejo no Parque Cocaia”, moradores do bairro reagiram com luta, e com isso houve alguns avanços. Ao invés dos 8 mil reais e 10 dias para sair das casas, como foi imposto pela Prefeitura, arrancamos dela um contrato para todas as famílias, que garantia o pagamento do auxílio-aluguel até a construção de apartamentos (na Mata Virgem), e para quem não aceitou essa proposta a Prefeitura deu uma indenização um pouco melhor.

3 anos depois desse despejo os tais apartamentos ficaram prontos, e foi por causa da luta que famílias da Toca tiveram prioridade. O problema é que nem todas as pessoas despejadas na Toca tiveram esse direito, e para piorar, os apartamentos que saíram não foram entregues de graça, e quem foi para lá terá que passar 20 ou 30 anos pagando até acabar com a dívida assumida. Além disso, nenhuma nova moradia pode apagar a violência que foi cometida contra os moradores da Toca, e os traumas produzidos nessas famílias.

É assim que agem os governantes, e contra isso a única arma que temos é a nossa união e a nossa organização. Se em 2009 tivesse havido mais união, e se as pessoas tivessem resistido ao início do despejo, com certeza a história teria sido diferente, e muito sofrimento teria sido evitado.

O filme abaixo retrata um pouco da luta que ocorreu naquela época.

Anúncios

, , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: