Despejo da ocupação Che Guevara em Messias (AL)

Por Secretaria de Comunicação do Terra Livre

dsc06943

Trecho da BR-101 ocupado por integrantes do movimento (Foto: Henrique Pereira/G1)

A justiça de Alagoas impediu a imprensa de acompanhar o despejo que ocorreu hoje no Acampamento Che Guevara nomunicípio de Messias-AL, ameaçando de prisão os jornalistas que desobedecessem a ordem. O jornal Brasil de Fato fez uma matéria, que segue abaixo, sobre este atentado contra a liberdade de imprensa que serve para encobrir os ataques e a criminalização aos movimentos sociais. Além do Brasil de Fato, os jornais Cada Minuto e Alagoas 24 horas entraram em contato com a secretaria de comunicação do Terra Livre dizendo que foram impedidas de acompanhar a ação da polícia.

Como protesto o movimento ocupou a prefeitura e fechou as rodovias BR-101 e BR-104 nos dois sentidos, o que impede a entrada e a saída do município de Messias. Quatro integrantes do movimento foram presos por defender o lar de suas famílias. A ocupação Che Guevara tem cinco anos e nela vivem 300 famílias. A prefeitura, autora do pedido de reintegração de posse, pretende construir um centro industrial no local.

Denunciamos os governos municipal, estadual e federal pela falta de vontade política em resolver a questão e praticar mais uma violência contra trabalhadores. Enquanto o poder público só beneficia os ricos e empresários, o povo de Messias é jogado na rua, Lutaremos por terra e moradia!

Veja abaixo a matéria do Brasil de Fato e a repercussão na imprensa:

Jornalistas são impedidos de acompanhar despejo de sem-terra

Railton Teixeira de Maceió

http://www.brasildefato.com.br/node/11994

Os profissionais da imprensa alagoana foram impedidos de acompanhar o cumprimento de desapropriação de uma área ocupada por trabalhadores rurais ligados ao Movimento Terra Livre, na cidade de Messias, a 33 quilômetros de Maceió.

Para o cumprimento do despejo, a Polícia Rodoviária Federal bloqueou no início da manhã desta segunda-feira, 18, trechos da BR-104 para impedir o tráfego de veículos. A PRF informou aos profissionais da imprensa que, por determinação judicial, qualquer jornalista está impedido de acompanhar a ação sob pena de prisão.

A ação de despejo foi expedida pelo juiz Gilson Santana e para o seu cumprimento, segundo a assessoria da Polícia Militar, 320 militares entre Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Cavalaria, Batalhão de Polícia Escolar e 8° Batalhão de Polícia Militar foram acionados.

Por meio de uma nota à imprensa, o Terra Livre destacou que a área está ocupada há mais de cinco anos por aproximadamente 300 famílias. Ainda segundo eles, a localidade está sendo reivindicada na Justiça pela Prefeitura de Messias, para a implantação de um pólo industrial.

“Nesses cinco anos, a Prefeitura sequer nos recebeu, mostrando que não tem ouvidos para os pobres, apenas para os seus amigos ricos, que lucram em cima de áreas que são públicas. Agora que a comunidade está consolidada, eles dizem que ali será um pólo industrial. Após muita luta, tínhamos conseguido um acordo com o governo estadual, em janeiro de 2012, para que fossem construídas moradias em outra área. Entretanto, agora eles voltaram atrás, dizendo não ter condições”, destacou o movimento em nota.

– Famílias começam a deixar acampamento na BR-101 em Alagoas [G1] (http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/02/familias-comecam-deixar-acampamento-na-br-101-em-alagoas.html )

– Trabalhadores rurais ocupam prefeitura da cidade Messias em AL [G1] (http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/02/trabalhadores-rurais-ocupam-prefeitura-da-cidade-messias-em-al.html )

– Sem-terras ocupam prefeitura de Messias e interditam BRs [+mais.al] (http://mais.al/municipios/2013/02/18/19291/sem-terras-ocupam-prefeitura-de-messias-e-interditam-brs )

– Reintegração de posse em Messias pode ocorrer nesta segunda, (18) [4 cantos de Alagoas] (http://4cantosalagoas.com.br/blog/reintegrao-de-posse-em-messias-pode-ocorrer-nesta-segunda-18 )

– Trabalhadores rurais ocupam prefeitura da cidade Messias [Extra – AL] (http://www.extralagoas.com.br/noticia/8162/geral/2013/02/18/trabalhadores-rurais-ocupam-prefeitura-da-cidade-messias.html )

– 300 famílias são despejadas em Messias [Alagoas em Tempo Real] (http://www.alagoastempo.com.br/noticia/35538/municipios/2013/02/18/300-familias-so-despejadas-em-messias.html )

Anúncios

, , , , ,

  1. #1 por Marcos Teofilo Dos Santos em 30/06/2013 - 10:33

    Um Absurdo impedir que a impresa cumpra com o seu trabalho, juizes ou injures capitalistas.

  2. #2 por Marcos Teofilo Dos Santos em 30/06/2013 - 10:34

    Carta Aberta a População de Maceió.
    Aos 27 dias do mês de junho de 2013 ás 16 h, concentro-se á Praça Centenário farol na Capital dos Alagoanos, mais um movimento passe livre, vindo após vitoria que resultou em algumas Cidades na redução ou permanência da tarifa no transporte publico ,visando outras necessidades da população Brasil afora se levantou cinco temas entre eles passe livre para estudantes e desempregados e o Proletariado Urbano. Em Maceió aconteceu uma revolta no déficit habitacional para os sem teto. – Em todo o país não se ouve a expressão significativa de ocupação urbano habitacional 7 Mil sem Teto 9 Mil Escritos, somente em um acampamento, ocasionado pelo elevando alto custo de vida, imagine o assalariado que além de tudo tem que retirar de um salário mínimo o pagamento do aluguel, águas, energia elétrica gás de cozinha e transporte para filhos estudarem. – E o desempregado que nem se quer tem direito de procurar emprego falta lhe passe livre transporte urbano,o que fazer?Onde viver?- Sem ter um teto, morar de favor, ou esperar pelo despejo do aluguel ou mais uma vida de promessas dos governantes?- É ASSIM QUE VIVE SENTENAS DE PESSOAS BRASIL A FORA JÁ SI LEVANTOU A BANDEIRA DOS SEM TERRA AGORRA VAMOS RESOLVER OS SEM TETO QUE ATE ENTÃO NÃO TINHA PARA ONDE CORRER FICANDO A VONTADE DOS GOVERNANTES. QUE TEM MINHA CASA MINHA VIDA PARA UMA DETERMINADA CLASSE. – AGORA VAMOS FAZER O QUE É JUSTO, MORADIA PARA OS ASSENTADOS OU A ENTREGA IMEDIATA DOTERRENO DA SANTA LUCIA.
    Essa é uma bandeira que vc também carrega vamos nós unir apoiar esta causa.
    MSVT (Movimento Social Via do Trabalho)
    MLT (Movimento Luta Pela Terra )
    PASSE LIVRE (Passe Livre parra Estudantes e trabalhadores)
    BRASIL UNIÃO DE POVOS E RAÇÃS IGUALDADE SOCIAL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: