Sem tetos ocupam terreno em Santa Maria (RS)

Fonte: Diário da Região

Grupo de sem teto ocupam terreno da Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista

Cerca de 40 famílias ocuparam na tarde do ultimo domingo (3), um terreno de propriedade do município de Santa Maria da Boa Vista. O local da ocupação fica as margens da BR 428 ao lado do Ginásio de Esportes do Município e próximo a uma área onde já estão sendo construídas casas destinadas a integrantes do Movimento Sem Teto.

Apesar de não terem ligação com o Movimento Sem Teto o grupo chama atenção para a difícil situação em que se encontram as famílias que integram a ocupação.

“O desemprego em Santa Maria é grande, não tem emprego para ninguém. Aqui temos pessoas necessitadas de um teto. Temos muito gente que esta dormindo no chão ou em colchões e ate lençol forrada no chão. Santa Maria não esta desenvolvida em termos de trabalho. Tudo isso é para mostrar que essa gente precisa que as autoridades arrumem um teto para aqueles que necessitam” apelou o desempregado Samuel Arsênio.

Segundo outro integrante do grupo de ocupação, Jéferson dos Luiz dos Santos, muitos dos manifestantes estão residindo em moradias deploráveis que muitas vezes se resumem a um pequeno espaço cedido por familiares. “ Infelizmente Santa Maria a população cresce mas o município não da suporte de moradia para essas pessoas. Aqui nessa ocupação estão pessoas que moram nos chamados puxadinhos – a família fez um pequena construção no fundo de suas casas para abrigá-los. As condições muitas vezes são calamitosas. Os políticos de nossa cidade precisam ajudar essas pessoas , afinal muitos são eleitores que votaram nos vereadores que ai estão” declarou.

No final da manhã desta segunda-feira (4) uma comissão dos ocupantes se reuniu com Secretario Municipal de Infraestrutura Marcilom Nunes. De acordo com o secretário, a intenção é tentar inserir os manifestantes em futuros programas habitacionais a serem implantados no município. “ Tem todo um processo legal a ser feito. Entre os terrenos ocupados, existem alguns que já fazem parte de um programa de habitação da Caixa Econômica. Estamos chegando a um acordo um entendimento com uma comissão desse grupo para levarmos efetuarmos um cadastro das pessoas que aqui estão.Vamos levar essas demandas para a prefeita e biscar um entendimento. A prefeitura não pode fazer uma doação de tereno direto sem a aprovação da Câmara, tudo isso tem um processo legal que tem que ser feito a base de projetos. Mas nos entendemos que são pessoas necessitadas que não tem moradia e muitas não tem emprego nem uma renda” explicou.

Segundo os manifestantes a intenção do grupo é manter a ocupação até que uma comissão seja recebida pela prefeita Eliane Costa. A expectativa é de que esse encontro aconteça ainda nesta terça-feira (5).

Informações de  GRFM

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: