(Vídeo) [Fortaleza] Revolta popular contra obras da Copa 2014 (CE)

(Divulgação | Original no CMI)

O ano de 2013 iniciou com muita luta para os moradores da comunidade Jangadeiros.

Desde o final de 2012 o consorcio CPE-VLT para as obras do VLT (Cosbem, Passarelli e Engexata) vem devastando as árvores das comunidades do Trilho em Fortaleza. No dia 16/01 iniciaram o corte em uma nova comunidade, a Jangadeiros que no dia 19/01 deu um basta e expulsou o consorcio da comunidade após a derrubada de um cajueiro cinquentenário.

Após a derrubada a comunidade se indignou, expulsou o consórcio que deixou o cajueiro em cima do trilho, realizou um cortejo na comunidade com faixas e palavras de ordem que pararam as obras que aconteciam em outra comunidade (Rio Pardo) e protagonizou um combativo protesto fechando a Via Expressa com pedras e paus. Foi ateado fogo em sofás e pneus que serviram de barricadas para proteger o povo dos caminhões, ônibus e carros que tentaram atravessar o bloqueio.

A população organizada no Movimento de Luta em Defesa da Moradia ? MLDM permaneceu por cerca de 40 minutos na via até a chegada de viaturas do COTAM que chegou atirando balas de borracha dispersando a manifestação, rasgando faixas do MLDM e gritando com moradores. O objetivo da policia era liberar a entrada de funcionários do consorcio para retirarem de cima do trilho o cajueiro que eles derrubaram.

Desde 2009 quando Fortaleza foi eleita sub-sede da Copa 2014 o povo sabia que ataques viriam e logo se organizaram contra as remoções de comunidades que seriam realizadas pelo governo Cid Gomes/PSB e o então governo Luizianne Lins/PT. Estas remoções visava duplicar a Via Expressa realizando uma enorme higienização social. O povo organizou-se no MLDM e barrou esse projeto conquistando sua primeira e importante vitória. Hoje luta contra o Veículo Leve sob Trilhos(VLT) e os túneis da Via Expressa que devem trazer mais remoções e sofrimento ao povo da cidade.

O recado foi dado: DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUEM ME TIRA!

Ô CID SEU DIDATOR, RESPEITE O MORADOR!

VIDEO DA MANIFESTAÇÃO:

Anúncios

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: