(Vídeo) Documentação coletiva da luta dos moradores da Providência – Projeto “Tem Morador” (RJ)

Recebemos via email a divulgação do trabalho de conclusão de curso de Luiz Baltar, Naiara Fouraux, Renan Otto e Rúbia Pella na Escola de Fotógrafos Populares / Imagens do Povo. Nele, os fotógrafos apresentam um outro olhar sobre o Morro da Providência, cujos moradores vêm sofrendo com as obras do projeto “Porto Maravilha”. Mas deixamos que os próprios fotógrafos expliquem seu projeto.

—————–

(recebido via email)

Somos um coletivo formados na turma de 2012 na Escola de Fotógrafos Populares/Imagens do Povo, projetos criados no Complexo da Maré, pelo documentarista João Roberto Ripper e ligado ao Observatório de Favelas.

Apresentamos como trabalho final de conclusão de curso um projeto de documentação coletiva “Tem Morador”, que registra o cotidiano e a luta dos moradores do Morro da Providência no Centro do Rio de Janeiro. Nessa edição, apresentamos a seleção de um material mais extenso que produzimos sobre as transformações em curso na Zona Portuária (Projetos Porto Maravilha, Porto Olímpico e o Morar Carioca) e seu impacto sobre os moradores, comunidades e ocupações da região.

A importância do tema nos incentivou a escrever e vericar se há interesse em publicar uma parte da documentação  feita para o nosso projeto e assim ajudar a divulgar o trabalho do nosso coletivo e a luta dos moradores.

Nossas atividades de documentação, começaram em março de 2010. Foram mais de 20 saídas fotográficas que produziram em torno de 3.000 imagens e vídeos. Durante esse tempo participamos fotografando diversas atividades em apoio aos moradores e aos grupos que atuam na luta pelo direito a moradia e também de atividades sócio culturais de resistência as remoções na cidade do Rio de Janeiro.

Algumas imagens do Projeto “Tem Morador” podem ser vistas nessa projeção.

Anúncios

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: