[Fotos] Ocupação Contestado nasce em São José! (SC)

(Divulgação | Original no CMI aqui e aqui)

Madeira por madeira, lona por lona, os moradores da comunidade José Nitro estão, ao longo dos últimos dias, construindo suas casas e sua história em um espaço que é o germe da Ocupação Contestado, consolidada na madrugada desta quarta-feira (7).

O nome da ocupação homenageia os cem anos da Guerra do Constestado, conflito que ocorreu no Estado de Santa Catarina no início do século 20 e que, assim como em nossa luta, questionou a propriedade das terras e foi manifestação de insatisfação popular diante dos problemas sociais.

A ação deve sofrer retaliações nas próximas horas e dias e a Polícia Militar de Santa Catarina já esteve no local: antes das 4h desta madrugada, a polícia surgiu para intimidar os ocupantes, mas não foi o suficiente para desistirmos.

Esses trabalhadores da cidade de São José, oriundos de tantos lugares do Brasil, estão protagonizando um ato histórico diante da desorganização dos sem-teto da capital catarinense nos últimos 20 anos. Ato que legitima o primeiro passo dado no último sábado, com reunião para a Reconstrução do Movimento Sem Teto em Florianópolis, no último sábado (3).

Todas essas ações foram estimuladas involuntariamente por um personagem que não tem nenhum interesse na soberania popular e na qualidade de vida de seu povo: o atual prefeito de São José, Djalma Berger, apoiado por seu irmão e atual prefeito de Florianópolis, Dário Berger.

Já se passou quase um mês e a única esperança de punição de Djalma está na ação do Ministério Público Eleitoral. Em síntese, o MP abriu uma ação de investigação judicial eleitoral contra Djalma Vando Berger por crime eleitoral. Ele é acusado de abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio por conta das promessas de assentamento feitas à comunidade de José Nitro, em São José, às vésperas do pleito eleitoral, no início de outubro.

Diante da imobilidade e da vagareza em ajudar a resolver um problema que o próprio prefeito criou, o povo decidiu agir e conta com o apoio de todos que acreditam ser possível um novo modelo de cidade, mais justa com seu povo.

Agora se torna ainda mais importante a solidariedade com essas famílias que estão reconstruindo suas vidas. Por isso, pedimos que organizem campanhas de solidariedade e colaborem com as campanhas já existentes.

Contestado vive! Pátria livre, venceremos!

Brigadas Populares

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Coletivo Anarquista Bandeira Negra

Editoriais CMI:Promessa, despejo e luta! | Assista o vídeo “A Casa que o Prefeito deu pra nós”, do CMI-Floripa | Vídeo (vimeo)

Links : “Quando morar é um privilégio, ocupar é um direito!” Todo apoio à Ocupação das famílias do José Nitro (São José/SC) – por Bandeira Negra | Movimento Sem Teto inicia processo de reestruturação na Grande Florianópolis – por Desacato | Vitória do povo! Ministério Público de SC abre processo por crime eleitoral contra Djalma Berger – por Brigadas Populares

Fotos da Ocupação Contestado

Levantando os barracos de madrugadaLevantando os barracos de madrugada

BarracosBarracos

BarricadasBarricadas

Movimento de moradia em LutaMovimento de moradia em Luta

PoliciaPolicia

Policia "negociando"Policia “negociando”

Ocupamos!Ocupamos!

Quase amanhecendoQuase amanhecendo

Com o sol, o trabalho continuaCom o sol, o trabalho continua

CMI filmando o próximo documentárioCMI filmando o próximo documentário

MST apoiandoMST apoiando

Moradia!Moradia!

Primeira assembléia da ContestadoPrimeira assembléia da Contestado

Primeiras palavrasPrimeiras palavras

AssembleiaAssembleia

Cobrindo a prirmeira assembléiaCobrindo a prirmeira assembléia

CozinhaCozinha

Chega a mídia burguesaChega a mídia burguesa

Mais políciaMais polícia

PolíciaPolícia

, , , , , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário