Moradores e movimentos sociais questionam “para quem serve a Copa?” em mobilizações

Reproduzindo matéria da Página Radioagencia NP

Para denunciar os impactos e irregularidade em torno da  preparação da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, moradores e movimentos sociais realizam manifestações neste sábado (30), nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O diretor da Central dos Movimentos Populares e integrante do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio, Marcelo Edmundo, alerta que comunidades inteiras estão sendo removidas para dar passagem às obras de infraestrutura para os jogos.

“Um processo que ocorre com muita truculência, sem nenhum respeito às legislações em casos de despejo, remoção e reassentamento. Estamos percebendo que esse processo vai além de preparar a cidade para receber os jogos. É um processo de revalorização do solo urbano para especulação imobiliária”.

Os Comitês Populares também denunciam a falta de transparência das licitações e orçamentos das obras dos jogos. Outros pontos são o não cumprimento das leis brasileiras em função de regras da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e do Comitê Olímpico Internacional (COI), e o endividamento do Estado brasileiro, como afirma Edmundo.

“Por enquanto está tudo bonito. Liberam-se as verbas para as obras, cada estado gastando 500, 700 [milhões], R$ 1 bilhão – como é o caso do Maracanã. Mais uma vez, quem vai ter que pagar [essa conta], através de ajustes orçamentários e na economia brasileira, é o povo”.

No mesmo dia das manifestações acontece no Rio de Janeiro o sorteio para as eliminatórias do mundial de futebol.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

28/07/11

, , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: